Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Doce encontro

Ele esteve ao meu lado durante anos sem que eu notasse sua silenciosa e discreta presença. Chegou de mansinho, sem alarde, sem folguedos, e foi tomando conta de tudo. Quando percebi, já estava instalado e havia decidido (sem me consultar) que ficaríamos juntos para sempre (ou até que a morte nos separe, como dizem). A essa altura já havia reduzido minhas defesas, tomado conta do meu corpo e me adoçado ao extremo. No início me assustei, não estava acostumada àquele controle permanente, quase marcação serrada. Compreendi, então, que nada poderia fazer e aceitei sua doce presença. De fato, tornou-se minha companhia constante e nossa parceria tem dado certo. Sua existência não me assusta mais, não me incomoda. Aprendi a conduzi-lo e não ele a mim. Assim, vivemos bem, eu e o Diabetes.

Fique atento! O Diabetes já virou uma epidemia mundial. São mais de 200 milhões de portadores da doença e a grande maioria nem sabe que tem.

A doença ocorre quando o organismo não produz insulina (hormônio gerado no pâncreas que transporta a glicose para as células), suficiente ou resiste à sua ação, resultando em taxas de glicose no sangue excessivamente altas. Assim, aparecem os sintomas e as complicações do diabetes.

Sedentarismo e alimentação inadequada estão entre os fatores de risco. Mexa-se e alimente-se de forma saudável, sem excessos.

Campanha para o Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...