Páginas

sábado, 7 de setembro de 2013

Pátria amada, Brasil!


Dia da Pátria, Dia da Independência do Brasil. Deixamos de ser colônia, passamos a ser "parfum". Um perfume rico de muitas notas: mistura de cores, flores e raças. Deixamos de ser colônia de aroma exótico, passamos a ter o nossa própria nota de fundo: brasilidade.



Saudade do tempo em que todos saiamos as ruas para comemorar. 


Os pais com seus filhos, carregando bandeirinhas, todos ansiosos para assistir o desfile cívico. Ainda que sempre se repetissem, ano após ano, o orgulho de ser brasileiro estava sempre presente. 

Os estudantes esperavam ansiosamente o dia 7 de setembro. A fanfarra ensaiava diariamente para que o hino pudesse ser acompanhado com perfeição. As saias brancas cheias de prega, difíceis de passar, ficavam nos cabides dias antes, esperando para desfilar. 

Bons tempos aqueles, em que, nas escolas, o hino nacional era cantado, diariamente. E ainda nos ensinavam que primeiro era "em teu seio, ó Liberdade" e depois "nossa vida, no teu seio, mais amores". Que "Brasil, um sonho intenso" vinha antes de "Brasil, de amor eterno seja símbolo".

Os tempos são outros. Nem as escolas mencionam a semana da Pátria. Os desfiles mudaram: desfilam corrupção e corruptos impunes, protestos e depredações. 

Mas a Pátria ainda é a mesma: nossa Pátria Amada, Pátria Mãe Gentil, mãe de um povo caloroso, trabalhador, criativo e que muito ainda tem a oferecer para que nossa Pátria Brasil, deixe o berço esplêndido, abra os olhos e vá em frente, atrás da tão sonhada Ordem e Progresso. 

Pátria Amada, Idolatrada, Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...