Como todo ser humano, sou a contradição personificada. Sou uma profusão de idéias e pensamentos que me levam a todos os cantos e recantos da mente. Gosto de tudo e não gosto de nada, quem fui ontem não é quem sou hoje e nem quem serei amanhã. Mudo como a vontade do vento, pois não tenho medo de ser. Quero registrar e expressar os meus sentimentos, pensamentos e anseios e contar um pouco do que acontece ao meu redor. No stress!
Esses dias contei ao meu filho que o pai havia sonhado que eu estava grávida e esperávamos uma menina.
"Que legal né filho? Já imaginou você com uma irmãzinha? Que lindinha. Você já está um mocinho, ia poder ajudar a mamãe a cuidar dela".
Geralmente, a resposta é sempre um sonoro NÃO, EU NÃO QUERO E NÃO PRECISO DE UM IRMÃO! Mas, para minha surpresa, desta vez foi diferente. Com a maior calma do mundo, ele me olhou e disse:
"Você está mesmo grávida? É verdade"?
"Não filho, foi só um sonho que seu pai teve e me contou. A mamãe não pensa em engravidar novamente".
.
"Ah! Tá. Sabe porque mãe, o problema de uma irmã é que eu até poderia ajudar você a cuidar, mas pensa bem: quando eu estiver com 18 anos, ela estará com 9. Você consegue imaginar a quantidade de coisas que ela terá com 9 anos? Será o dobro das coisas que eu tenho, porque, menina, você conhece como é. Veja as primas, elas acham tudo lindinho, tudo bonitinho, querem comprar tudo. Um monte de roupa e de sapato. Já imaginou o seu rico dinheirinho? Ainda bem que foi só um sonho, né? Só meu pai mesmo".
Amanhã, 24/11, comemora-se o Dia Nacional de Ação de Graças, instituído aqui no Brasil por meio da Lei 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. Anos depois, em setembro/66, a Lei 5.110 determinou que a comemoração desse dia seja toda 4a quinta-feira do mês de novembro.
Para quem não sabe, a idéia de transformar o "Dia de Ação de Graças" em acontecimento universal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco, quando Embaixador do Brasil em Washington. Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o "Dia de Ação de Graças", o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto:
"Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus".
O diplomata brasileiro soube expressar em sua idéia todo o conhecimento que tinha sobre a população de seu país, baseado em seu passado histórico, firmando sempre, desde as origens, nas tradições cristãs do respeito à liberdade e aos direitos humanos, na proibição constitucional das guerras, na busca de solução dos conflitos sem derramamento de sangue, enfim, um país voltado para a paz.
Então, em 2011, comemoraremos amanhã, o DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS.
Mas o que vem a ser esse dia? O que comemorar?
O Dia de Ação de Graças, embora não seja um costume muito difundido entre nós brasileiros, é um dia destinado à que as pessoas possam expressar gratidão, reconhecer as coisas boas que aconteceram, enfim, um dia para saborearmos nossas conquistas e agradecermos a Deus e aos irmãos por termos conseguido superar as dificuldades e os problemas, ou, até mesmo, agradecer por esses obstáculos, que, certamente, também serviram para nos ensinar alguma coisa.
Assim, em comemoração ao Dia de Ação de Graças, venho expressar minha gratidão:
"Diante de ti, Deus, meu pai todo poderoso, eu vos dou graças por minha vida.
Te agradeço Senhor por todos os momentos em que me deste a oportunidade de sentir o calor do sol, as gotas da chuva, o orvalho da noite, o mar, o vento no rosto e a luz do luar.
Te agradeço meu Deus, bom e misericordioso, por ter me dado saúde, e até pela falta dela, pois foram nesses momentos que aprendi a me amar mais e mais.
Obrigada meu pai amoroso por todas as pessoas que foram colocadas em meu caminho. Obrigada sobretudo por meus amigos, a quem eu vos dou graças e peço que muitas graças lhes sejam concedidas.
Agradeço-te Senhor, meu Deus, pela família com que fui abençoada e que me deste a oportunidade de partilhar mais esta passagem terrena.
Obrigada por meu filho, luz e alegria de meu viver. Obrigada por meus amados pais e meus queridos irmãos. Obrigada pela alegria de compartilhar a vida com tios, primos, sobrinhos e todos aqueles escolhidos para fazer parte da minha vida e da vida dos meus. Que o seu manto sagrado possa cobrir-lhes de bençãos diariamente.
Obrigada Senhor por meu trabalho, por minha casa, pelos alimentos que não faltam em minha mesa.
Obrigada Deus pelos meus amores e desamores, e pelo amor da minha vida.
Querido e grandioso Deus, pai de amor, Deus de misericórdia e bondade, eu vos dou graças por tudo e todos ao meu redor e peço-lhe humildemente o seu perdão, pelos momentos em que, distraída, esqueci-me de agradecer pela vida cotidiana, pelos meus percalços e minhas vitórias.
De joelhos, a seus pés, eu te agradeço: Obrigada! Obrigada! Obrigada!
Também agradeço a vocês, meus pais, meus irmãos, meu filho e minhas sobrinhas, e a todos os meus amigos, sem distinção, por fazerem parte da minha vida, me acompanharem, torcerem pelas minhas lutas, vibrarem com as minhas conquistas e não me desampararem nas minhas derrotas. Amo muito a todos e a cada um".
"Em tudo, daí graças, porque esta é a vontadedeDeus em Cristo Jesus para convosco". (Tessalonicenses 5.18)
E pra sintetizar os sentimentos desse dia, uma das minhas canções preferidas: A montanha, com o rei Roberto.
Eu vou seguir uma luz lá no alto eu vou ouvir
Uma voz que me chama eu vou subir
A montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar
Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar
Toda minha escalada e ajudar
A mostrar como é o meu grito de amor e de fé
Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar
E as crianças não deixem de sorrir
E que os homens jamais se esqueçam de agradecer
Por isso eu digo: Obrigado Senhor por mais um dia
Obrigado senhor que eu posso ver
Que seria de mim sem a fé que eu tenho em Voce
Por mais que eu sofra, Obrigado Senhor mesmo que eu chore